CORINGA (JOKER, 2019) - REVIEW

Coringa é um filme sensacional! Com uma atuação épica de Joaquin Phoenix. É pesado, insano e vai entrar para história!




Joker conta a história de Arthur Fleck, um palhaço que tenta a vida como humorista de stand up. Arthur sofre de algumas doenças psicológicas e passa constantemente por assistentes sociais. A cidade de Gothan City esta uma verdadeira bagunça, passando por uma crise politica, greves. Creio que nunca vimos uma Gothan tão suja e abandonada. 
Já começo falando que Coringa não é um filme para crianças! Vou repetir para algumas pessoas, Coringa não é um filme para crianças! 
Apesar de ser baseado em um personagem dos quadrinhos da DC Comics, Coringa fala sobre a queda de um homem, e também da sociedade. Fala maldade humana e de traumas e doenças psicológicas. 
Coringa é um filme tenso e extremante pesado. 
O seu peso não está exatamente nas cenas de violência, que são por sinal são pesadas mas sim, por sua temática e temas abordados. 
Precisamos falar sobre a estrela do filme, Joaquin Phoenix. Ele a tempos já é conhecido como um grande ator. Mas em Coringa ele nos entrega uma performance perturbadora e digna de no mínimo ser indicado ao oscar de melhor ator. 
Algo que eu vou torcer muito pra acontecer. 
O ator emagresceu cerca de 23 kilos, chegando a ficar esquelético, mas não é só isso. Ele tem uma fisicalidade e trejeitos que acrescentam e muito na construção do personagem. 
Quando este está como Arthur vemos um semblante caído, ele manca ao andar. Nos transparece um ser humano derrotado e infeliz. Mas como Coringa ele fica mais confiante, com uma postura mais ereta, um olhar penetrante e perturbador. Nos entrega uma baita atuação!
Ele ta em cerca de 98% do filme, pra ser sincero não me recordo de uma cena onde ele não esteja. O longa nos mostra a queda de Arthur Fleck, sua transição e ascenção como Coringa. 
Apesar de já sabermos para onde o filme iria nos levar, o longa ainda consegue nos surpreender de muitas formas. 
O roteiro do filme é incrível, sua estética e fotografia são dignas de uma indicação ao oscar também. 
Apesar de Joaquin Phoenix ter dado um show de atuação, não acho justo dizer, que ele carregou o filme nas costas. Pois acho que a direção de Todd Phillips merece um destaque também. 
Quem diria que um diretor que construiu sua carreira majoritariamente com filmes de comédia, poderia nos entregar um terror psicológico tão espetacular como Coringa. Pois é Todd Phillips, que antes era conhecido como diretor da trilogia, Se Beber Não Case. Passará daqui por diante a ser conhecido como diretor de Coringa!
Coringa não é um filme de super heróis, não é um filme convencional. É um longa difícil de se classificar. Poderíamos dizer que ele é um filme de drama, tanto como um terror psicológico. O fato é que Coringa é um filme de gênero. É corajoso, e definitivamente é um filmaço!
Creio que o filme nem precisaria se chamar de Coringa, O longa poderia se chamar Arthur, até mesmo Palhaço. Tanto faz, ele nem ao menos precisaria se passar em Gotham e dentro da DC Comics. Ele seria tão interessante quanto. Coringa é um filme que se sustenta. Talvez se não fosse um longa da DC Comics, ele seria um filme B, que faria sucesso em festivais e ficaria longe do grande publico. Mas ainda assim continuaria sendo um filmaço, o que torna a decisão da Warner de inserir esse filme na mitologia do Batman. Simplesmente genial. 
Eu não costumo dar notas, mas Coringa é nota 10!

CinemaSériesLivrosQuadrinhosGamesColecionáveis 
e o melhor da Cultura PopUna-se a Liga!

Google Plus

Autor: LIGA das NERDices

#UnaseaLiga
    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comentários :

Postar um comentário